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Quais os benefícios de uma alimentação sem Leite?


Como sabem, eu não consumo habitualmente nem leite e nem derivados na minha alimentação por OPÇÃO (exceto refeição livre, onde as vezes como pizza).
E desde quando resolvi tirar, me sinto muito melhor!

Este post, não é para ACABAR com o leite e recriminar quem consome, não!
É apenas para mostrar para vocês os benefícios científicos (cada NÚMERO "LINKADO", é um estudo comprovado científico) em retirá-lo da sua alimentação.

A primeira reação adversa ao leite de vaca foi realmente detalhada há 2.000 anos.
Hipócrates (era médico) descreveu a primeira reação adversa ao leite de vaca como sintomas cutâneos e gastrointestinais após o seu consumo.
Hoje, o leite de vaca está entre os primeiros alimentos introduzidos na dieta de um bebê e, portanto, é uma das primeiras e mais comuns causas de alergia alimentar na primeira infância, levando muitos a buscar opções de dieta livre de laticínios (1).
Eu mesma, tive alergia e quase morri com apenas 3 meses.
Fui consumir meu primeiro leite com 7 anos!

Em resumo, a alergia ao leite é uma das alergias alimentares mais comuns.

O que é uma dieta livre de produtos lácteos?
As pessoas seguem uma dieta livre de lácteos por diferentes razões, mas a maioria delas estão procurando alívio de problemas digestivos, inchaço, problemas de pele e condições respiratórias que acontecem após o consumo de produtos lácteos.
Felizmente, há uma abundância de alimentos vegetais e produtos sem leite que fornecem ao seu corpo os nutrientes que você precisa para prosperar (2).
Uma dieta livre de produtos lácteos inclui alimentos que são livres de leite e produtos lácteos. As pessoas que são intolerantes à lactose podem optar por reduzir ou eliminar os alimentos que contêm lactose. Alguns podem ser capazes de ingerir porções menores de alimentos que contenham proteínas do leite. Pessoas com alergia alimentar de leite de vaca, por outro lado, deve eliminar completamente as proteínas do leite de suas dietas e encontrar alimentos alternativos que fornecem cálcio e outros nutrientes vitais.
As principais fontes de produtos lácteos que precisam ser evitados ao comer uma dieta livre de laticínios incluem leite, queijo, manteiga, requeijão, queijo cottage, cremes e pudins, sorvete, gelato.

 Benefícios de uma Dieta Livre de Leite

Os principais benefícios de uma dieta sem a ingestão de leite, incluem:

1. Diminui o inchaço
Inchaço devido a produtos lácteos é uma queixa comum entre as pessoas com sensibilidades e alergias (3). O inchaço em si é geralmente um problema com a digestão. Para muitas pessoas, a causa do excesso de gases nos intestinos, que provoca inchaço, é devido à digestão inadequada de proteínas, uma incapacidade de quebrar o açúcar e carboidratos totalmente, e desequilíbrios em bactérias intestinais.
Todos estes fatores podem ser causados por uma alergia ao leite ou sensibilização, por isso aderindo a uma dieta livre de produtos lácteos pode ajudá-lo a se livrar desse estômago inchado para o bem.

2. Melhora a Saúde Respiratória
O consumo excessivo de leite tem uma longa associação com o aumento da produção de muco do trato respiratório e asma. A pesquisa mostra que o leite A1 estimula a produção de muco das glândulas do intestino e das glândulas do trato respiratório (4).
Sintomas respiratórios são frequentemente relatados por pessoas com alergias ao leite ou sensibilidade (5).

3. Melhora a Digestão
Porque cerca de 75% da população mundial têm algum grau de intolerância à lactose, aderir a uma dieta livre de lácteos garante que você evite os sintomas de má digestão. Deixar de consumir laticínios pode aliviar cólicas, dor de estômago, inchaço, gases, diarreia e náuseas (6).

4. Melhora a saúde da pele
Há dados significativos que apóiam o papel do consumo de leite no desenvolvimento da acne. Um estudo de 2010 publicado em clínicas em dermatologia indica que o leite contém esteróides anabolizantes, bem como hormônios de crescimento que aumentam a potência do leite como um estimulante da acne (7).
Uma dieta livre de leite pode ajudá-lo a tratar a acne naturalmente.

5. Pode Reduzir o Risco de Câncer
Algumas pesquisas sugerem que o consumo de produtos lácteos pode aumentar o risco de desenvolver câncer. Um estudo realizado em 2001 na Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que uma ingestão elevada de cálcio, principalmente de produtos lácteos, pode aumentar o risco de câncer de próstata (8). Os produtos lácteos também podem conter contaminantes, como pesticidas, que têm potencial carcinogênico (9).
A ligação do câncer com a sua alimentação é muito real.

6. Diminui o estresse 
Pesquisadores sugerem que uma alta ingestão de leite pode ter efeitos indesejáveis, porque o leite é a principal fonte alimentar de D-galactose, que influencia o processo de estresse oxidativo e inflamação.
Evidências experimentais feitas em várias espécies animais indicam que a exposição crônica à D-galactose é prejudicial para a saúde. Mesmo uma dose baixa de D-galactose induz mudanças que se assemelham ao envelhecimento natural em animais, incluindo a vida útil encurtada causada por dano ao estresse oxidativo, inflamação crônica, neurodegeneração e diminuição do sistema imunológico (10).

7. Previne reações de alergia e sensibilidade ao leite
A única verdadeira cura para uma alergia ao leite é evitar leite e produtos lácteos completamente. Probióticos e enzimas digestivas podem ajudar as pessoas a digerir melhor proteínas de leite se a alergia não é grave. Estudos sugerem que sintomas gastrointestinais melhoram quando o leite é removido da dieta (1112)

Alternativas para substituir o leite de vaca
Ainda não há tratamento adequado disponível contra a alergia ao leite de vaca, exceto cortar o seu consumo (13).
Aqui estão algumas alternativas para substituir o leite de vaca da alimentação:

1.Leite de coco <3
O leite de coco é uma boa fonte de nutrientes importantes como manganês, cobre, fósforo, magnésio, ferro e potássio. Um estudo de 2000 publicado no West Indian Medical Journal descobriu que os triglicerídeos de cadeia média no leite de coco fornecem uma fonte pronta de energia e podem ser úteis em alimentos para bebês ou em terapia dietética (14).

2.Leite de amêndoa
As amêndoas possuem vários benefícios para a saúde.
Elas são ricas em ácidos graxos insaturados,fibra, antioxidantes e proteína vegetal. Além disso, o leite de amêndoa contém componentes probióticos que ajudam na digestão, desintoxicação e crescimento bacteriano saudável dentro da flora intestinal, o que é fundamental para a utilização de nutrientes dos alimentos e prevenir deficiências de nutrientes (15).

3. Kefir
Embora o kefir seja tecnicamente um produto lácteo, ele é fermentado, e os produtos lácteos fermentados podem ajudar as pessoas com intolerância à lactose. Tenha em mente que a fermentação altera a composição química dos alimentos e, como no caso do leite fermentado, o kefir é relativamente baixo em lactose.
Um estudo de 2003 publicado no Journal of American Dietetic Association descobriu que o kefir melhorou a digestão e a tolerância da lactose e seu uso pode ser outra estratégia potencial para superar a intolerância à lactose (16).

5. Manteiga Ghee
Ghee é manteiga clarificada. Tradicionalmente, o ghee é feito a partir de búfalo ou leite de vaca, mas o processo de fazer ghee remove a água e as gorduras do leite, deixando o alimento com um perfil nutricional único, sem lactose ou caseína. Pessoas que são sensíveis à lactose ou caseína podem usar ghee como parte de uma dieta livre de lácteos, porque tem estes alérgenos removidos (17).

Importante: Kefir, amasai e ghee contêm proteínas lácteas, por isso procure o conselho de seu médico antes de consumí-los.
 As pessoas seguem uma dieta livre de lácteos para aliviar problemas digestivos, inchaço, problemas de pele e condições respiratórias causados pelo consumo de produtos lácteos.
As principais fontes de produtos lácteos que precisam ser evitados ao comer uma dieta livre de laticínios incluem leite, queijo, manteiga, requeijão, cremes e pudins, sorvete, soro e caseína.
Alguns benefícios da dieta livre de leite incluem menos inchaço, melhora da saúde da pele, menos estresse oxidativo, melhor digestão e alívio de alergias e sensibilidades.

Que tal fazer o teste e ficar 8 dias sem?
Veja como se sente!


Mas lembre-se de procurar orientação de um NUTRI antes de mudar sua alimentação. <3


Fontes Bibliográficas!
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