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Carboidrato engorda?




Olá galera, tudo bem?
Muita gente acredita que os carboidratos prejudicam o emagrecimento, ou que não são realmente saudáveis e até acham que o carboidrato engorda. Puro engano! No post de hoje eu vou falar sobre o mito de que o carboidrato atrapalha o emagrecimento e a sua real função em nosso organismo.
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e é imprescindível a sua presença na dieta, afinal, sem energia não teremos disposição para realizar as nossas tarefas diárias, muito menos para malhar!
A culpa que eles carregam por subir os ponteiros da balança é falsa. Gente, o que nos faz engordar é a quantidade de alimentos que consumimos, seja de gordura, proteína ou carboidrato, e também a qualidade dos mesmos. Afinal, tudo que é em excesso faz mal.
A recomendação diária de macronutrientes a ser ingerida por cada pessoa é variável e pessoal, porém, vários órgãos de saúde colocam seus valores recomendados à população. Dentro desses, as indicações são que a alimentação diária seja composta por 45 a 60% de carboidratos. Mas isso é bem relativo.
Além de fornecer a energia necessária para o corpo, também é um excelente combustível para o cérebro, e é por isso que muitas pessoas se queixam de dores de cabeça quando ficam muito tempo sem consumir carboidrato.
Além disso, a falta de carboidrato pode resultar em hipoglicemia, tontura e fraqueza, perda de massa muscular e fadiga. É importante frisar que a deficiência de carboidratos na dieta também pode prejudicar o emagrecimento.
Os carboidratos, estão presentes na sua maior parte nos cereais, massas, pães, torradas, bolos, frutas, mel, açúcar, hortaliças, entre outros.
E como escolhermos o carboidrato correto?
O melhor a fazer é olhar a quantidade de fibras presente no alimento. Então, opte pelo arroz, massas e pães integrais. As frutas e hortaliças também apresentam carboidratos e são recheadas de fibras e vitaminas. E evite os carboidratos refinados. Outra dica legal que sempre faço é consumir outra fonte de proteína ou gorduras boas quando vou ingerir um alimento rico em carboidrato. Por exemplo, junto com as frutas coloco sementes de linhaça ou chia, na massa integral não pode faltar uma proteína como o frango ou carne magra, e assim vai.
E o importante é ter sempre em mente uma dieta equilibrada e saudável, rica em alimentos nutritivos e na dúvida, procurar um profissional para que possa ajudar a montar o plano alimentar.
Não podemos fazer da comida a nossa inimiga, todos os nutrientes são importantes!
<3
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Um comentário:

  1. Adorei as dicas <3 sou fã de carterinha do seu blog bjs www.lennamaria.com

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